Pesquisar

Publicações

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vídeo: Pacientes passam madrugada na fila para marcar consulta médica

Problema aconteceu em Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Abaixo-assinado foi realizado pelos moradores que querem providências.

Os pacientes de uma Unidade de Saúde da Família (Usafa) de Praia Grande, no litoral de São Paulo, passaram a madrugada em uma fila de espera por atendimento. Os moradores do bairro São Jorge queriam marcar uma consulta, mas nem isso garante o atendimento dos pacientes. Os moradores pegam a senha e esperam até meses por uma consulta.

Com a demora, os pacientes ficaram revoltados com a situação da unidade, e resolveram fazer um abaixo-assinado. “A maioria aqui tem que levar filho na creche, da creche para a escola. Chega aqui às 7h30 e não consegui mais vaga”, explica a dona de casa Aparecida Souza de Almeida.

De acordo com a chefia desta unidade, que não foi autorizada a gravar entrevista, há apenas uma médica para atender três bairros, Vila Antártica, Vila São Jorge e Balneário Maxilandia. Quando esta Usafa foi criada, há 10 anos, eram 3 mil pacientes por médico, e atualmente são 15 mil.

Algumas pessoas alegam que estão desde metade do ano passado para marcar uma consulta. “A população cresceu e nós ficamos sem médico”, explica a dona de casa. Nem os idosos tem prioridade por no local. “Se ela tem muito paciente, que coloquem outro, e se tiver férias, que coloquem outro. Saúde é saúde”, conta a aposentada Isabel Franco Costa.

O mesmo aconteceu com a aposentada Rosa Maria da Silva, que precisa passar por consulta para realizar uma cirurgia. “O médico perguntou para mim se eu teria condições de pagar uma consulta e fazer um ultrassom. Eu respondi que não tinha”, diz. Só nesta terça-feira ela conseguiu marcar, e mesmo assim, para daqui a quase um mês.

A dona de casa Marcia Simplício chegou na Usafa às 5h com o filho no colo, e ficou esperando a vez até mesmo embaixo de chuva. E tudo isso para conseguir atendimento para um dos filhos, porque só é liberada uma marcação por vez. “Eu tenho que passar o pequeno, e mais duas outras, mas na hora que vem aqui não é certeza de conseguir vaga para os três”, finaliza.


Fonte

0 comentários:

Postar um comentário