Pesquisar

Publicações

terça-feira, 14 de maio de 2013

Prefeito anuncia construção de centro de reabilitação

Unidade especializada vai funcionar no bairro Mirim.

Durante comemoração de 5 anos do Centro Sócio Terapêutico Antonio Tavares de Santana, no Bairro Vila Sônia, sengunda-feira (13), o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, anunciou a construção de um Centro Especializado de Reabilitação (CER), no bairro Mirim.

O serviço vai funcionar nas antigas instalações do Lar São Francisco de Assis, conhecido como Lar dos Velhinhos.

Para a obra, serão usados cerca de R$ 4 milhões, provenientes de emenda parlamentar do período em que Mourão foi deputado federal, até o ano passado.

O local vai reunir um centro de fisioterapia especializado no atendimento de pessoas com deficiência. Parte dos serviços feitos atualmente no CEMAS e no Núcleo Henry serão transferidos para a nova unidade, que vai disponibilizar equipamentos adequados. A previsão inicial é que as obras sejam concluídas até junho de 2014.

O investimento total deve girar em torno de R$ 8 milhões, sendo metade paga pela Prefeitura. A manutenção dos serviços será custeada, em grande parte, também pelo Governo Municipal. A prioridade em construir o novo centro vai suprir a demanda de atendimentos, principalmente dos deficientes temporários, vítimas de acidentes.

Localizado na esquina da Avenida Roberto de Almeida Vinhas com a Rua Osmar Antoniolli, no Bairro Mirim, o terreno mede aproximadamente 3 mil m².

Aniversário – O anúncio animou o público presente à festa de aniversário Sócio Terapêutico Antonio Tavares de Santana, que reuniu mães, alunos, professores e visitantes.

O local mescla Educação e Saúde, prestando apoio às famílias de deficientes com auxílio de educadores e profissionais de Saúde para pessoas que não estão mais na fase educacional; porém necessitam de auxílio para manter uma boa qualidade de vida.

De acordo com a diretora da unidade, Samira Tania Chamone, a unidade atualmente atende cerca de 70 alunos e conta com 35 profissionais dos serviços de Terapia Ocupacional, fonoaudióloga, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, além dos atendentes. Os alunos são portadores de diversos tipos de deficiências como paralisia cerebral, deficiência intelectual, autismo e portadores de deficiências múltiplas.

Desde que assumiu a unidade, há três anos, Samira utiliza a data do aniversário do Centro para confraternizar com os alunos e familiares atendidos no local. Um serviço como este merece comemoração. Não conheço nenhum outro município que presta este tipo de assistência aos moradores, ressaltou.

Recentemente o local passou por reformas. O telhado foi refeito, o pátio ganhou paredes de vidro e a unidade foi repintada e revestida de pastilha internamente. Os profissionais técnicos de psicologia e fisioterapia também chegaram recentemente. É um trabalho muito gratificante, quando cheguei aqui não sabia como ia funcionar, mas ao longo desse período percebi que traz muitos resultados positivos.

De acordo com o prefeito, o atendimento aos deficientes de diversas idades serve como um apoio para a família e faz do Município pioneiro na prestação deste serviço. São três equipamentos instalados para esse atendimento e a nossa busca é por ampliar o atendimento para que mais pessoas possam ser beneficiadas, disse.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário