Pesquisar

Publicações

terça-feira, 21 de maio de 2013

Curso sobre prevenção contra drogas reúne 300 pessoas

Capacitação ministrada pela Polícia Civil segue até sexta-feira (24).

Cerca de 300 pessoas de diversas cidades da Região se inscreveram para o II Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas, promovido pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc). O evento, que iniciou segunda-feira (20), segue até sexta-feira (24), no Auditório Jornalista Roberto Marinho, no Bairro Mirim.

A abertura contou com a presença do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, da vice-prefeita Maura Ligia Costa Russo, do delegado-titular do 1º DP da Cidade, Luiz Evandro Medeiros, do diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter- 6), Aldo Galiano, e do diretor do Divisão de Prevenção e Educação (DIPE/Denarc), Reinaldo Correa, que ministrou palestra sobre o uso de drogas.

O prefeito de Praia Grande destacou que desde que houve mudança no comando regional do Deinter, algumas melhorias foram sentidas. “Percebemos a Polícia Civil se aproximando mais da sociedade através dos seus representantes e da comunidade, levando informação e prevenção. O curso é importante para abrir os olhos de que as polícias Civil e Militar não vão resolver o problema da droga se não houver consciência por parte da família, que precisa parar de entregar as crianças na porta do colégio achando que assim se resolve todos os problemas educacionais”, disse Mourão.

Já o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter- 6), Aldo Galiano, parabenizou os organizadores pela iniciativa de promover o curso. “A prevenção contra o uso do entorpecente, além do conhecimento, depende de três coisas: educação, religiosidade e esportes. O crime organizado se instala com o uso do entorpecente. Temos conseguido aumentar as apreensões destes produtos na Baixada Santista”.

O palestrante, Reinaldo Correa, abordou o aumento do consumo de entorpecentes e os tipos de drogas. Ele também falou sobre a Lei 11.343/2006, que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad); prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas e define os tipos de crimes.

Se dizendo assustado com o alto consumo de drogas, Correa destacou os riscos do quadro atual. “Quanto mais consumidores, mais traficante vamos ter. É a lei da oferta e procura. Procuramos trabalhar com a família, levando informações, para que os pais voltem a ter diálogo com os filhos e trabalhem a prevenção dentro de suas casas. Não existe droga que não dê dependência”, salientou.

Ao final do curso, os participantes que obtiverem 80% de aproveitamento receberão um certificado do Denarc.

O curso, que tem apoio da Prefeitura de Praia Grande, acontece das 19 às 23 horas. O Auditório Jornalista Roberto Marinho fica na Rua José Borges Neto, nº 50, Vila Mirim, ao lado do Paço Municipal.

Confira os temas das palestras:
Drogas no cotidiano;
Drogas: Mecanismos de ação e reação no Organismo;
Métodos de abordagens preventivas para jovens e adolescentes;
Nova lei de drogas;
Tipos de tratamento e codependência;
A responsabilidade dos pais para com os filhos;
Prevenção ao uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho;
Do uso e abuso de drogas na gravidez.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário