Pesquisar

Publicações

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Segurança em PG será reforçada no feriado

Guarda Civil Municipal e Polícia Militar definiram esquema especial.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande e a Polícia Militar definiram um esquema especial de segurança para o feriado prolongado de Corpus Christi (30 e 31). As operações integradas entre as duas corporações contarão com um reforço de 90 policiais militares vindos da Capital.

A Guarda Municipal manterá seu efetivo dividido em dois setores: Forte até Aviação e Aviação até Solemar. Além disso, durante a realização da decoração do tapete de Corpus Christi, na tarde de quinta-feira (30) no Boqueirão, uma base móvel será mantida para garantir a tranquilidade dos fieis e turistas. Já no Bairro Ocian, uma viatura da corporação também foi escalada para dar apoio ao evento, que acontece na Avenida Dom Pedro II.

De acordo com o subcomandante da GCM, Luiz Fernando Zeferino dos Santos, no sábado (01) e domingo (02), as bases móveis serão direcionadas para o bairro Caiçara e para o Canto do Forte. “Estamos integrados com a Polícia Militar e Secretaria de Trânsito (Setrans), mas contamos também com o apoio da população no sentido de denunciar e de colaborar com a tranqüilidade de todos”.

Ele observou ainda que as situações de danos ao patrimônio público e desordem social podem ser denunciadas pelo telefone 199.

Com relação à Polícia Militar, Praia Grande foi escolhida pela Coordenadoria Operacional da Polícia Militar para receber o reforço de 90 homens vindos da Academia de Polícia Militar do Barro Branco e da Escola Superior de Sargentos. Durante o período, além deste reforço, o 45º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsável pelo policiamento da Cidade, ampliará as escalas do efetivo operacional e administrativo disponível e também alterará horários de atuação.

Guarda Civil – Referência para diversas cidades e estados, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande iniciou as atividades em 1969, na época chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas. Em 1989, foi criada a Sub-secretaria de Segurança Municipal e, em 1995, o pelotão Ropam (Ronda Ostensiva de Proteção e Auxílio Municipal).

Com reestruturação realizada em 2001, a instituição recebeu o nome de Guarda Civil Municipal.

Atualmente, a GCM está subordinada à Secretaria de Segurança Pública e conta com efetivo de 299 guardas e frota de 23 veículos quatro rodas, duas Bases Comunitárias, duas bases fixas, dois quadriciclos, 10 motocicletas, um ônibus, um barco de alumínio, dois botes infláveis, 15 bicicletas, além do apoio do Canil com um efetivo de 12 cães.

Os guardas passam por cursos e capacitações constantes com instrutores credenciados em diversas áreas, inclusive habilitação para porte de arma de fogo.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário