Pesquisar

Publicações

terça-feira, 28 de maio de 2013

Gazeta do Litoral doa acervo para Centro de Memória da Educação

Material ficará disponível para consultas e pesquisas.

O jornal praiagrandense Gazeta do Litoral doou, na última semana, parte de seu acervo para o futuro Centro de Memória da Educação, previsto para ser inaugurado em junho. O arquivo contém edições desde o ano 2004, quando o periódico ainda se chamava Gazeta de Praia Grande, até 2013. Depois de passar pelos processos de higienização e restauração no Centro de Memória, as matérias relacionadas à Educação serão disponibilizadas para consulta e pesquisa de historiadores, estudantes, professores e demais interessados.

Nos próximos dias, a historiadora e pesquisadora Mônica Rodrigues, que será a responsável pelo Centro de Memória, estará trabalhando na triagem do material, junto à sua equipe. “Vamos selecionar as publicações relacionadas à Educação. O resto do material será colocado à disposição de outros órgãos de memória que tenham interesse em recuperá-lo e disponibilizá-lo para pesquisa”, explicou. “Por ser um jornal sediado em Praia Grande, o Gazeta do Litoral acompanhou de perto as transformações ocorridas na Cidade e publicou muitas matérias na área da Educação”.

De acordo com a historiadora, o acervo doado é uma fonte de grande importância que, aliada a outras fontes documentais, bibliográficas e orais, servirá para pesquisa e produção de conhecimento sobre a história da educação de Praia Grande. “Um jornal tem a função de acompanhar, investigar, questionar e divulgar os fatos. Mas quando vai para um centro de memória, ele se torna um documento histórico, que vai servir à comunidade de outra forma, sendo muito importante para pesquisas e estudos”.

CME – Previsto para ser inaugurado neste semestre, o Centro de Memória da Educação visa reunir, em um único espaço, documentos de valor histórico produzidos pela Secretaria de Educação (Seduc) e pelas unidades escolares, reconstruindo a memória da Educação Municipal e disponibilizando todo esse acervo para consultas e pesquisas à comunidade. A iniciativa é pioneira no Estado de São Paulo.

Vinculado à Seduc, o órgão funcionará no espaço Porto Aprendiz, um prédio de sete andares, que também abrigará outros setores da Educação. O Centro de Memória contará com acervo de documentos, laboratório de história oral, área administrativa, espaço para exposições, biblioteca de história e historiografia da educação, salas de pesquisa, sala de conservação e restauro de documentos, além da sala de quarentena (onde os documentos ficam em tratamento de restauração antes de serem colocados para consultas).

A ideia surgiu a partir dos projetos Patrono da Minha Escola, Galeria dos Secretários e Galeria dos Diretores, de iniciativa da psicóloga Maria da Glória Tavares Santana e da professora Lucimar do Valle Ribeiro.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário