Pesquisar

Publicações

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Semana de Combate às Hepatites Virais orienta população em Praia Grande

Ação ocorrerá entre os dias 20 e 22 deste mês. Serão realizadas diversas atividades voltadas à orientação da população.

Durante a Semana de Combate às Hepatites Virais, promovida pela Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande de 20 a 22 de maio, serão realizadas diversas atividades voltadas à orientação da população sobre os tipos e tratamentos da doença. Material informativo será entregue em locais de grande concentração de pessoas na Cidade. Os trabalhos são coordenados pela equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites.

Outro destaque da programação de eventos fica por conta da disponibilização gratuita do teste rápido de Hepatite B e C. A testagem será feita no térreo do Centro de Especialidades Médicas, Ambulatorial e Social (Cemas), que fica na Avenida Kennedy, 1.491, no Bairro Guilhermina, nos dias 20 e 22, das 8h30 às 12 horas.

A monitora da Equipe de Prevenção do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites, Josileide Correia, comentou que a divulgação de informações sobre a doença pode funcionar como fator determinante para que pessoas busquem o tratamento. "O intuito é aproveitar a presença dos usuários, dos acompanhantes e dos funcionários, para falar da importância do diagnóstico precoce, principalmente quando se trata das Hepatites B e C, que são consideradas doenças silenciosas, podendo levar anos para apresentar sinais”.

A doença

A hepatite viral é uma doença que causa inflamação no fígado. Transmitida por vírus, muitas vezes é assintomática, como nos tipos C e D. Quando apresentam sintomas, como na versão B, podem ser desde cansaço fácil até falta de apetite, passando por icterícia (olhos e pele amarelados), urina escura e dor nas articulações. O diagnóstico é feito pelo médico por meio de exames clínicos e laboratoriais.

Existem vários tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E. As hepatites dos tipos A e E são transmitidas via fecal-oral, por meio de contato com fezes ou ingestão de alimentos contaminados. As dos tipos B e C por relações sexuais, contato com sangue e secreções contaminadas e da mãe para o bebê no parto e amamentação (exceto a C, sem estudos conclusivos sobre o tema). A hepatite do vírus D só causa doença na presença do vírus B e as formas de contágio são as mesmas desse tipo.

Entre as medidas de prevenção estão o uso de preservativos em todas as relações sexuais, de seringas e agulhas descartáveis e acessórios pessoais individuais (evitando compartilhar itens como aparelho de barbear e escova de dentes).

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário