Pesquisar

Publicações

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Saúde da Família atende média de 40 mil pacientes por mês

Praia Grande conta com 51 equipes multidisciplinares.

O programa Estratégia Saúde da Família (ESF) em Praia Grande atende mensalmente uma média de 40 mil pacientes nas residências ou unidades de saúde (Usafa e UBS). A secretaria de Saúde Pública (Sesap) conta com projetos e ações que serão desenvolvidos para fortalecer o setor de atenção básica, como aumento do número de equipes do ESF, construções de novas unidades, reformas e revitalizações dos equipamentos já existentes, informatização dos agendamentos de consultas e dos procedimentos relacionados a dispensação de medicamentos.

O Município possui atualmente 51 equipes multidisciplinares do ESF. A Cidade representa 37% do Saúde da Família na Região, que tem 137 equipes espalhadas por oito cidades. O programa dispõe de profissionais nas unidades básicas de saúde (UBS) e nas de saúde da família (usafas).

Nesses espaços, são realizados atendimentos da atenção primária, evitando, assim, procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas. Quem ainda não recebeu a visita de um agente comunitário de saúde e pretende se cadastrar para poder receber o atendimento deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Nasf – A Sesap também coloca à disposição da população o Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf). Ele atende a região mais populosa da Cidade (que compreende os bairros Mirim, Vila Alice, Tupiry, Quietude, Anhanguera, Samambaia, Ribeirópolis e Melvi). Atuam profissionais nas áreas de pediatria, ginecologia, psicologia, assistência Social e nutrição.

Novas unidades – Praia Grande ganhará seis novas Unidades de Saúde da Família (Usafas). A região conhecida como Maracanã, que atualmente é atendida pela Usafa Caiçara, terá uma unidade própria. Os bairros Esmeralda, Nova Mirim e Vila Sônia passarão a contar com duas Usafas cada. Uma das unidades, a Usafa do Esmeralda, está atualmente em construção. A unidade Nova Mirim II funcionará nas antigas instalações do Núcleo Henry, ao lado da Usafa Nova Mirim.

O Bairro Caiçara também terá uma nova unidade substituindo a atual, mais ampla e adequada à demanda local. O bairro Ocian ganhará uma unidade própria e a Unidade de Saúde Básica (UBS) Ocian, que atualmente atende Mirim e Ocian, se dedicará exclusivamente ao atendimento dos moradores do Mirim.

As Usafas Melvi, Quietude, Anhanguera, São Jorge e Tude Bastos serão ampliadas, oferecendo mais consultórios e espaços reformulados, aumentando a capacidade de atendimento de cada unidade. As demais unidades serão reformadas, visando maior conforto de profissionais e pacientes. As áreas atendidas por cada unidade também serão reorganizadas.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário