Pesquisar

Publicações

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Carta de agradecimento emociona profissionais do Caps AD

Dependente químico e de álcool elogiou atendimento prestado na Cidade.

Palavras sinceras que transmitem imensa gratidão de uma pessoa que chegou ao fundo do poço por conta da dependência química e de álcool. Essa foi a surpresa especial para os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, quando leram a carta de agradecimento escrita por A.P.F. (identidade do paciente será preservada) que está realizando tratamento de reabilitação na unidade de saúde da Cidade.

O atendimento especializado desenvolvido no Caps, mesclado com carinho dos profissionais, devolveu a esperança de um novo futuro para o paciente. Na carta, encaminhada para Ouvidoria da Saúde, A.P.F fez questão de elogiar todos os envolvidos nas etapas de seu tratamento, médicos, enfermeiros, o corpo técnico e dirigentes do Caps.

“Sou um alcoólatra e dependente químico em recuperação. Tenho honra de parabenizar pelo grande serviço que o Caps presta ao Município e a sociedade. Desejo eterna sabedoria e serenidade para sequência desse trabalho”, disse A.P.F..

A honestidade em retratar toda sua vida emocionou os profissionais da saúde do Município. O paciente contou que foi funcionário durante 31 anos de uma empresa que prestava serviços para o Governo Federal. O vício em álcool e depois com drogas, aos poucos, influenciou negativamente em suas decisões. Jogou tudo fora. Foi demitido por abandonar o emprego.

Mas antes de iniciar o caminho da recuperação ainda passou por outro sério problema. Para consumir crack, vendeu tudo que tinha de valor em sua casa. Ficou sem dinheiro até para se alimentar. Foi neste momento que decidiu dar uma guinada em sua vida. Era hora de buscar ajuda.

“Não tinha mais o que comer. Nesse dia busquei o A.A. (alcoólicos anônimos) de Praia Grande, que me encaminhou para o Caps. Fiz a entrevista com a enfermeira Izilda e iniciei meu programa de tratamento, que esta em andamento. Atualmente estou procurando emprego, com muita força e disposição”, declarou o paciente.

A história de superação de A.P.F. serve de exemplo para pessoas que estão passando por este tipo de situação. Relatos como este demonstram que existe luz no fim do túnel para quem é dependente. O agradecimento funciona ainda como motivação extra para os profissionais do Caps, e também da Sesap, para que prossigam com suas atividades e lutas diárias diante de um problema que afeta todas as parcelas da sociedade brasileira.

Dados - O Caps AD possui equipe composta por psiquiatra, médico clínico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiro e auxiliares de enfermagem, além de técnicos educacionais. Com instalações modernas e confortáveis, o local ainda conta com consultórios, salas de medicação, cozinha, área de convivência e de lazer, horta, refeitório, repouso e outros.

A unidade complementa a estrutura da rede de assistência à saúde mental no Município e, em breve, no mesmo local, entrará em funcionamento o Caps Infantil (Caps I). O objetivo é livrar crianças, jovens e adultos do vício que vem se tornando um grave problema para as cidades brasileiras.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário