Pesquisar

Publicações

sábado, 27 de julho de 2013

BS adere ao Mais Médicos e pede mais de 100 profissionais

O Governo Federal divulgou na noite desta sexta-feira a relação de cidades inscritas no Programa Mais Médicos.

Na Baixada Santista, todas as cidades aderiram ao programa. Para a região, foram solicitados 119 profissionais. No entanto, a resposta de quantos cada uma poderá conta ainda não foi passada.

Apesar de Bertioga ter informado à Reportagem de A Tribuna, um dia antes, que não havia se cadastrado no programa, a Cidade está na relação divulgada hoje pelo Ministério da Saúde.

Dentre os municípios da região, Praia Grande é a cidade que mais solicitou profissionais: 27. Na sequência constam Santos (20 a 24), São Vicente (23), Itanhaém (18), Guarujá (17), Cubatão (5), Mongaguá (4) e Peruíbe (1).

Lançada pela presidente Dilma Rousseff (PT) no dia 8 de junho, a iniciativa levará mais profissionais às regiões carentes, sobretudo nos municípios do interior e na periferia das grandes cidades.

No Brasil todo, 3.511 municípios se inscreveram no Programa, o correspondente a 63% do total de prefeituras no Brasil e a 92% das consideradas prioritárias. Ao todo, as cidades cadastradas solicitaram 15.460 médicos para atuar na sua atenção básica.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, agradeceu a forte mobilização de estados e municípios, em especial daqueles situados em áreas prioritárias. “Chamo a atenção para o fato de que nenhuma região teve índice de adesão menor do que 55%. Em especial, destaco o bom resultado do Norte do país: o Amazonas chegou a 97% e o Amapá a 94% de adesão. Com esse mapeamento, teremos mais clareza do esforço que teremos que fazer para atender à população onde faltam médicos no Brasil”, declarou o ministro.

Padilha destacou ainda o aumento da demanda por médicos no país do início do ano para cá. “Não só faltam médicos na atenção básica como cresceu a demanda. Pela chamada do Provab, realizada no início do ano, tínhamos 9 mil vagas. Em 15 dias de inscrições no programa, os municípios mostram que há mais de 15 mil vagas. Ou seja, os dados da adesão mostram que faltam médicos no Brasil e que a carência desses profissionais aumentou desde o início do ano”.

Como definido desde o lançamento do Mais Médicos, os brasileiros terão prioridade no preenchimentos dos postos apontados. Os remanescentes serão oferecidos a primeiramente aos brasileiros graduados no exterior e em seguida aos estrangeiros. Entre os 18.450 profissionais inscritos, 1.920 se formaram no exterior em 61 países distintos.

Em 1º de agosto, será divulgada a relação de médicos com CRM válido no Brasil e a indicação do município designado para cada profissional. Os profissionais terão de homologar a participação e assinar um termo de compromisso até três de agosto. Dois dias depois, as escolhas serão publicadas no Diário Oficial da União.


Fonte

0 comentários:

Postar um comentário