Pesquisar

Publicações

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Cidade Vida: Município intensifica fiscalização de poluição sonora

Novo decibelímetro agiliza averiguação de denúncias.

Parte do programa Cidade Vida, que engloba ações na área ambiental visando oferecer mais qualidade de vida aos cidadãos de Praia Grande, o controle e fiscalização de poluição sonora em Praia Grande está sendo intensificado. Para isso, o Município adquiriu um novo aparelho de medição de ondas sonoras, conhecido como decibelímetro. Mais moderno que o já usado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), o novo aparelho possui recursos que tornam a fiscalização de ondas emitidas por estabelecimentos comerciais e carros de som mais ágil e dinâmica.

“Apenas no primeiro semestre de 2013, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu 92 denúncias de poluição sonora”, contabiliza o chefe da pasta, Eduardo Xavier. “Isso corresponde à metade de todas as queixas recebidas. Com esse aparelho, poderemos verificá-las mais rapidamente, e apurar um número maior de denuncias ao mês”, conclui, ponderando que a nova aquisição deve beneficiar tanto moradores quanto comerciantes, já que a emissão para licença de uso de aparelhos que produzam sons ou ruídos também devem ser agilizadas.

Profissionais da Sema participaram de uma capacitação para operar o decibelímetro Bruel e Kjaer modelo 2250 L, realizada por um técnico habilitado pelo fabricante. Durante o encontro, na sede da secretaria, os fiscais conheceram as funções e o sistema operacional do equipamento.

Um dos destaques deste modelo de decibelímetro está na função de impressão dos relatórios diretamente no computador. O procedimento ocorre através de um software de análise de freqüência. Outra novidade fica por conta da possibilidade de diferenciar as medições em ambientes externos e internos.

Denúncia - Os munícipes que se sentirem prejudicados podem denunciar abusos no volume de emissões sonoras através da Ouvidoria Municipal (www.praiagrande.sp.gov.br/atendimento) ou ainda pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente: 3496-5733. A Sema lembra que a coibição de som alto vindo de residências e carros particulares é atribuição das Polícia Militar, e que denúncias dessa natureza podem ser feitas através do telefone 190.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário