Pesquisar

Publicações

terça-feira, 23 de julho de 2013

Conviver promove encontro sobre depressão

Unidade do Bairro Guilhermina recebeu debate sobre o tema.

Frequentadores do Conviver Guilhermina e os atendidos da Creche do Idoso da unidade participaram de uma palestra sobre depressão, na segunda-feira (22). Durante o encontro, os convidados puderam esclarecer dúvidas sobre o tema. Cerca de 50 estiveram na palestra. Ambos os projetos são o resultado de uma parceria do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande com a Secretaria de Promoção Social (Sepros).

O tema foi abordado pelo psicanalista Wagner Natan de Oliveira, que programou uma explicação sobre o tema para os convidados com o uso de técnicas mais interativas como o uso de música para apresentar o assunto.

Outro tema importante abordado durante o encontro foi a forma como o problema é tratado. Oliveira diz que muitas pessoas ainda acham que depressão é “frescura” e não dão a importância necessária para a doença. “Depressão pode matar, independente da faixa etária”, revela o médico.

De acordo com o psicanalista, a terceira idade costuma apresentar índices altos de depressão. “Às vezes uma pessoa que passa dos 60 acha que a vida está terminando e não conquistou muitas coisas do que queria, este é o modo errado de se pensar”.

No entanto, a palestra induz o idoso a fazer um balanço e pensar de maneira diferente sobre esta fase da vida. “Esta fase é justamente a melhor idade. Não há mais cobrança, pressão sobre as atitudes. O idoso tem todo o tempo para ser feliz.”

De acordo com a diretora do Conviver Guilhermina, Maria Aparecida de Freitas Ferreira, o encontro é sempre muito proveitoso e as pessoas que participam deixam o local com o humor renovado. “Elas percebem o quanto é importante aproveitar essa fase da vida”.

Idosos – Desde 2009, Praia Grande ocupa o primeiro lugar no Índice Futuridade entre as cidades com mais de 200 mil habitantes. O índice estadual mede a qualidade de vida e a atenção ao idoso nos municípios. Nesse sentido, o Programa Conviver contribui com a oferta de entretenimento nas quatro unidades no Município, sendo destinadas a pessoas com mais de 50 anos.

Nas unidades do Guilhermina e Caiçara, os participantes contam com espaço para leitura, sala de vídeo, varanda com jogos de mesa e piscina, além das instalações da Creche do Idoso. Nas sedes à beira-mar como o Vivência Ocian e o Boqueirão, as atividades são voltadas ao condicionamento físico, esportes e lazer. Atualmente o programa atende mais de seis mil inscritos.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário