Pesquisar

Publicações

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Governo Estadual prevê Centro de Hemodiálise em Praia Grande

A Secretaria de Estado de Saúde assegurou que estão avançados os estudos para implantação de um Centro de Hemodiálise em Praia Grande. O assunto foi discutido, nesta segunda-feira (6), na segunda reunião do ano da Agência de Saúde da Baixada Santista, que ocorreu na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), em Santos. O encontro contou com participação de secretários e representantes das pastas da saúde das cidades da Região.

O secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Francisco Jaimez Gago, ressaltou a necessidade de um equipamento deste tipo para atender paciente de Praia Grande e das cidades vizinhas.
"Atualmente, o Município transporta 145 pacientes para realização deste tipo de tratamento. Alguns detalhes ainda estão sendo debatidos, como o responsável pela construção da unidade, como local e o modo operativo. A reunião foi muito positiva", disse.

Durante o encontro, o infectologista, diretor do hospital estadual Emílio Ribas e coordenador da Agência de Saúde da Baixada Santista, David Uip, afirmou que a Secretaria de Saúde do Estado é favorável a implantação do serviço em Praia Grande. "Os estudos necessários já estão adiantados".

Hospital Irmã Dulce - A nova contratualização de leitos pelo Estado no Hospital Irmã Dulce de Praia Grande foi outro tema debatido no encontro da Agência de Saúde. O processo de formalização e assinatura do vínculo, com validade até o final de 2013, deve ocorrer em breve.

Para Uip, o Irmã Dulce funciona atualmente como referência em atendimentos na Baixada Santista. "O Estado tem uma posição muito clara de prosseguir e, se possível, ampliar esses contratos, principalmente com unidades que atuem com qualidade e decisões técnicas".

Agência - O governo do Estado de São Paulo, em parceria com as prefeituras da Baixada Santista criou, em 2011, Agência de Saúde da Baixada Santista. O órgão tem como objetivo planejar ações integradas para melhorar a saúde pública na região, incluindo a reorganização dos serviços, controle de doenças, prevenção e promoção de saúde.

O grupo conta com a participação dos secretários municipais de Saúde das nove cidades da Baixada (Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Bertioga e Cubatão) e representantes do Departamento Regional de Saúde, ligado à pasta, Secretarias de Estado de Saneamento, Educação e Desenvolvimento Social, Associação Paulista de Medicina e universidades da região.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário