Pesquisar

Publicações

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Palácio das Artes expõe trabalhos de alunos especiais

“Pé Direito” conta com artes de estudantes da EM Anahy Navarro Trovão.

Pinturas coloridas, esculturas feitas de madeira, traços livres e muita criatividade marcam a exposição gratuita “Pé Direito”, que conta com cerca de 60 peças feitas por 20 alunos com deficiência intelectual da Escola Municipal Anahy Navarro Trovão, em Praia Grande. A mostra, que tem como tema a Capela Nossa Senhora da Guia, está exposta desde a última quarta-feira (15) no Palácio das Artes, Bairro Boqueirão. A visitação acontece de terça-feira a sábado, sempre das 14 às 18 horas, até a primeira quinzena de junho.

Segundo a chefe da Seção de Ação Cultural de Praia Grande, Lourdes Marszolek, o trabalho é resultado de uma ação reflexiva que durou dois anos. “Os alunos participaram de passeios por monumentos históricos da Cidade, por aulas culturais e por disciplinas conceituais. Depois eles foram orientados a retratar artisticamente o que viram. O resultado é belíssimo”.

Marszolek afirmou ainda que a ideia é dar continuidade na exposição. “É um trabalho itinerante. Após deixar o Palácio das Artes, a mostra seguirá para outros espaços expositivos. Temos até o projeto de colocar as peças na Capela Nossa Senhora da Guia após a sua reabertura”, explicou.

A professora Anair Rodriguez de Tuiya, que acompanhou de perto o projeto, afirmou que os alunos ficaram muito felizes com a exposição. “Estas atividades diferenciadas fazem muito bem para eles. Apesar de todos terem retratado o mesmo tema, a capela Nossa Senhora da Guia, uma obra é completamente diferente da outra. Elas mostram o olhar dos alunos, dentro de suas limitações e vivências”, explicou.

Capela - Inaugurada em 1894, a capela Nossa Senhora da Guia fica na entrada de Praia Grande, próxima à Área de Lazer Ézio Dall’Aqua (Portinho). Foi construída pela família portuguesa Soares, devota da Santa, em sinal de agradecimento pela recuperação de uma filha que adoeceu e se recuperou milagrosamente. A imagem da Santa foi trazida em 1893 da região de Trás os Montes, em Portugal.

Atualmente a capela está passando por manutenção, por isso, não está aberta a visitação.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário