Pesquisar

Publicações

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Sesap descarta epidemia de conjuntivite

Procura por atendimento nas unidades é considerada normal.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande descartou a hipótese de uma epidemia de conjuntivite na Cidade. O atendimento relacionado à doença nas unidades de saúde municipais é considerado normal. Mesmo assim a Sesap segue realizando acompanhamento diário dos casos.

Tradicionalmente no inverno ocorre aumento no número de casos de conjuntivite. Por conta das condições climáticas, nesta época do ano as pessoas ficam mais juntas em ambientes fechados sem circulação de ar fresco, o que facilita a transmissão da doença.

A recomendação é que as pessoas procurem imediatamente um Pronto-socorro aos primeiros sintomas da infecção, que são: secreção, lacrimejamento, ardência, vermelhidão e impressão de haver cisco nos olhos. A automedicação pode agravar a inflamação. Não se pode usar de maneira alguma água boricada ou soro fisiológico.

Outra orientação é para que seja evitado coçar ou esfregar os olhos e usar maquiagem enquanto perdurar o tratamento. Para evitar o contágio, deve-se lavar bem as mãos e usar álcool em gel periodicamente. É prudente também separar toalhas, roupas de cama e artigos pessoais do infectado. Para a limpeza dos olhos afetados, pode-se usar água mineral gelada e lenços descartáveis.

Características - A conjuntivite ocorre com a inflamação da membrana transparente e fina da frente do globo ocular, chamada conjuntiva, e do interior das pálpebras. Em geral, acomete os dois olhos e não costuma deixar sequelas. Porém, caso não seja devidamente tratada, a doença pode resultar na infecção do interior do globo ocular, que pode até levar à cegueira. Além dos cuidados higiênicos, o tratamento é à base de colírio, conforme a recomendação médica.


Fonte

0 comentários:

Postar um comentário