Pesquisar

Publicações

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Atobá ferido é encontrado por banhistas em Praia Grande, SP

Pássaro estava debilitado e com uma pata mutilada.
Ave foi levada para o Grupo de Reabilitação de Animais Marinhos.

Um atobá marrom ferido foi encontrado por banhistas neste fim de semana em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A ave marinha estava debilitada e com uma das patas mutilada. O pássaro foi resgatado por uma equipe da Guarda Costeira e levado para a sede do Grupo de Reabilitação de Animais Marinhos (Gremar).

O atobá estava na faixa de areia da praia do bairro Guilhermina. Sem poder voar, o pássaro acabou atraindo a atenção de muitos banhistas e curiosos. A Guarda Costeira foi acionada e isolou o local, para evitar a piora do estado de saúde da ave, até que fosse removida.

Segundo a Guarda Costeira, o atobá marrom estava com uma das garras mutilada, o que pode ter sido causado por uma rede, no momento em que o animal tentava buscar alimento na superfície do mar.

Ainda segundo a Guarda, esse pássaro é muito comum na região, no entanto, ele não costuma ficar na faixa de areia, mas sim nas rochas, um indicativo de que algo estava errado com o atobá. Depois de resgatado, o animal foi encaminhado para o Gremar, para ser examinado e cuidado.

Somente este ano, mais de 40 animais marinhos foram resgatados nas praias da cidade, entre eles, outros seis atobás, também com vida. A Guarda Costeira recomenda aos banhistas que, caso encontrem espécies marinhas na praia, não as toquem, pois caso estejam vivas, podem reagir instintivamente e machucar alguém. Se estiverem mortas, oferecem risco de infecções, dependendo do estado de decomposição. O mais indicado é que a pessoa ligue para a corporação pelo telefone 199, para que seja feito o resgate do animal.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário