domingo, 13 de outubro de 2013

Construção da Usafa Esmeralda entra em nova fase

Assim que estiver em funcionamento, a nova Usafa beneficiará mais de 15 mil pessoas residentes naquela área de Praia Grande.

A construção da Unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Esmeralda segue em ritmo acelerado. A obra entrou em nova fase com o desenvolvimento dos procedimentos de acabamento interno e externo do equipamento. Assim que estiver em funcionamento, a nova Usafa beneficiará mais de 15 mil pessoas residentes naquela área de Praia Grande. A entrega deverá ocorrer ainda este ano.

O equipamento está localizado na Rua Raquel de Queirós, esquina com a Rua Menotti del Picchia. O investimento para obra é de R$ 718 mil, recurso liberado pelo Ministério da Saúde por conta de pedido do prefeito do Município, Alberto Mourão, quando ainda exercia o mandato de deputado federal.

Exibir mapa ampliado

“Sou um grande defensor do Saúde da Família. Vamos estabelecer um processo de retorno de acessibilidade à saúde básica. A Cidade precisa trabalhar para mudar uma rotina que se estabeleceu ao longo dos últimos anos, o aumento dos atendimentos de emergência e a redução das consultas na atenção básica. Em 2012, por exemplo, 24,5% dos atendimentos foram na atenção básica, contra 63% de urgência e emergência e 11% de especialidades”, analisou o prefeito.

A nova Usafa beneficiará também os bairros vizinhos com a redução da demanda de atendimento nas unidades do Samambaia, Ribeirópolis e Melvi. Desta forma, evitará que moradores do Esmeralda tenham de percorrer longo trecho para o agendamento de consultas em busca da prestação de serviço médico ambulatorial.

O prédio possui mais de 300 metros quadrados de área construída e conta com modernas acomodações, fundamentais para melhor atender a população. São três consultórios médicos e um odontológico, além de três salas de enfermagem, uma de vacina e outra para inalação. Salas de pesagem e de medicamentos completam a estrutura do equipamento.

Atenção Básica

A obra da Usafa Esmeralda é um dos destaques dos projetos já em execução para reforçar os serviços prestados no setor da Atenção Básica. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande tem planejado ainda o aumento no número de equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF), construção de outras novas unidades, reforma e revitalização de equipamentos já existentes, informatização de agendamentos de consultas e procedimentos relacionados a dispensação de medicamentos.


Fonte

0 comentários:

Postar um comentário