Pesquisar

Publicações

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Reforço facilita entrada dos agentes nas residências


Foto / Jairo Marques – Soldados na guerra contra a dengue em PG
A guerra contra a dengue ganhou mais um aliado em Praia Grande. Desde a última terça-feira (09), vinte soldados do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (2° GAAAe) – Fortaleza de Itaipu estão atuando junto aos agentes de controle de endemias da Cidade na busca de criadouros do mosquitos aedes aegypti. Com o reforço dos soldados, a equipe do chamado “trabalho de bloqueio”, que busca e elimina criadouros do mosquito em residências do Município, passa a contar com
50 integrantes.

Atualmente, os trabalhos de bloqueio estão sendo realizados nos bairros Tude Bastos, Boqueirão e Guaramar. Para a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Maria Fernanda Gonçalves, a atuação do Exército é importante para diminuir o número de recusas de visita. “A presença dos soldados inspira maior confiança por parte dos moradores, que permitem a entrada nas residências mais facilmente. Também é uma forma de reforçar a importância do trabalho de eliminação de criadouros em residências nesse período epidêmico”, destacou.

Sabendo que a Secretaria de Saúde do Estado já considerava que 2013 seria um ano epidêmico de dengue, desde 2012 Praia Grande vem se estruturando para combater o mosquito transmissor da doença.

Além de quatro novos veículos (três peruas kombis e um Gol), que foram entregues em fevereiro ao Município, foram adquiridas máquinas para nebulização (fumacê) e roupas especiais. A Sesap também investiu na atualização de seus profissionais, e realizou um ciclo de palestras envolvendo mais de 900 funcionários da rede de saúde municipal, entre agentes, enfermeiros e médicos.

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, o Município realizou um mutirão, com mais de 100 servidores municipais, caminhões, retroescavadeiras e outros veículos pesados, que percorreram os bairros Caieras, Quietude e Esmeralda. Foram recolhidas mais de 10 toneladas de materiais inservíveis, e mais de 2.500 residências foram visitadas em busca de focos do mosquito.

Atualmente, a Sesap executa os trabalhos de Bloqueio de Nebulização, conhecidos popularmente como “fumacê”. A nebulização já foi feita nos bairros mais críticos: Caieiras, Quietude e Esmeralda, e na sequência será estendida à todos os bairros de Praia Grande. Atualmente, Tude Bastos, Melvi e Mirim (lado praia) recebem a dedetização.

Combate – Para evitar a proliferação do mosquito, a população deve se prevenir, adotando pequenos costumes em casa, como evitar acúmulo de entulhos e lixos no quintal. Ao contrário do que muitos imaginam, o mosquito também reproduz em água suja.

Tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana é outra ação importante, e se não for usá-la, deve-se cobri-la bem. Se estiver vazia, a dica é que se coloque 1 quilo de sal no ponto mais raso.

Outras ações simples, que devem fazer parte da rotina da população são as seguintes: se tiver cacos de vidro nos muros, deve-se colocar areia em todos aqueles que possam acumular água; entregar pneus velhos aos serviços de limpeza urbana e caso realmente precise mantê-los, guardá-los em local coberto; garrafas de vidro devem ser depositadas com a boca para baixo; manter ralos fechados e verificar regularmente se não há entupimento; retirar sempre a água da bandeja externa das geladeiras e lavá-la bem com água e sabão. Lave bem também os suportes para galões de água, sempre que for trocar o garrafão.

Doença – A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna, na maioria dos casos. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa. Seu principal vetor é o mosquito aedes aegypti, de aparência semelhante ao pernilongo.

0 comentários:

Postar um comentário