Pesquisar

Publicações

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Creche do Idoso: atenção e carinho a quem precisa

Programa foi modelo para Governo do Estado e atende maiores de 60 anos.

Desde 1997, a Prefeitura de Praia Grande mantém um serviço de atenção a pessoas com mais de 60 anos cujas famílias trabalham e não tem com quem deixá-las durante o dia. Na Creche do Idoso, os atendidos chegam de manhã, recebem alimentação, participam atividades físicas e motoras, retornando para casa no fim da tarde. O programa, da Secretaria de Promoção Social (Sepros), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Município, foi modelo para um projeto semelhante, que hoje funciona no Governo do Estado.

Além do carinho e atenção das equipes que atuam na unidade, os idosos participam de caminhadas, ginástica adaptada e jogos de baralho e dominó. Para as mulheres que gostam de trabalhos manuais, existem opções de atividades como costura, bordado e outras.

Segundo a chefe de Atendimento ao Idoso, Wânia Gimenez, para atendimento na creche, familiares dos idosos participam de uma entrevista, quando é feita uma análise da situação social da família e uma avaliação das condições de saúde do candidato. “Não temos estrutura e equipes para atendimento de pessoas com graves problemas de saúde ou de mobilidade”, explica.

Dia de beleza- Na primeira segunda-feira de cada mês, um grupo de seis voluntárias cortam, pintam unhas, fazem sobrancelha e penteados. De acordo com a voluntária Pedrina Leme Peixoto, as colaboradoras procuram atender todos os gostos e pedidos. “Muitas dessas mulheres não tem mobilidade para se abaixar e pintar as unhas. Me sinto muito bem em proporcionar esses momentos de alegria a todas elas”, disse.

As duas unidades da Creche do Idoso, nos bairros Guilhermina e Caiçara, atendem a cerca de 50 idosos. Alguns com idade acima dos 90 anos. No momento, o programa opera com capacidade máxima e não há vagas disponíveis. A Administração Municipal pretende ampliar o número de vagas e unidades, porém ainda não foram definidos os endereços das novas instalações.

A Creche do Idoso está precisando de um cabeleireiro voluntário. Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone 3496-7060.

0 comentários:

Postar um comentário