Pesquisar

Publicações

segunda-feira, 29 de abril de 2013

GCMs têm instrução para Patrulhamento Comunitário Intensivo

PCI começa trabalho integral na quarta-feira (1º).

A partir de quarta-feira (1º), o Patrulhamento Comunitário Integrado começará a funcionar plenamente em Praia Grande. Iniciativa visa aproximar a GCM da comunidade, combatendo crimes e protegendo o cidadão e o patrimônio público municipal. A área inicial do projeto abrange dois setores, o 1 correspondente aos bairros Canto do Forte, Boqueirão, Guilhermina e Aviação; e o setor 4, composto por Sítio do Campo, Glória, Vila Sônia e Antártica. Para que tudo ocorra perfeitamente, Guardas Civis Municipais de Praia Grande passam por última instrução nesta terça-feira (30).

O Programa de Patrulhamento Comunitário Integrado tem como finalidade realizar patrulhamento preventivo com foco na causa dos problemas. O policiamento atua dentro dos limites geográficos do bairro o qual está prevista a atividade operacional, facilitando dessa forma a familiarização e aumentando a capacidade de observação e resolução de problemas. O Guarda Civil, com o apoio de profissionais de outras áreas temáticas da Administração, será um elo forte entre a comunidade e a Administração Pública na resolução de conflitos sociais.

A instrução reunirá cerca de 60 GCMs, divididos em duas turmas, e ocorrerá das 8h30 ao meio-dia e meia, e das 19 horas às 23 horas. De acordo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Marco Alves dos Santos, o objetivo do encontro é de situar os guardas nas áreas que atuarão. “Serão abordados temas como criminalidade, desordem física e social, e demanda de escolas. Agora é a hora deles colocarem em prática todo o conhecimento adquirido ao longo de meses de treinamento”, explicou.

Segundo o comandante, nesta etapa, o PCI estará mais focado nas escolas. “A população vai perceber o trabalho e consequentemente a melhoria na segurança. Este não é só um trabalho da GCM, ele é de aproximação com a comunidade que aumentará a confiança na Guarda Civil Municipal”.

PCI–
O Patrulhamento Comunitário Integrado contempla oito bairros escolhidos de acordo com a demanda de ocorrências. Além das viaturas funcionando 24 horas, conta com bases móveis. É destinado a setores pré-determinados, com o objetivo de proteger bens, serviços e instalações, mas com foco maior de integração com a comunidade.

Para a implantação, o efetivo da GCM passa por reformulação, buscando retirar alguns guardas dos postos fixos para atuarem diretamente nas ruas. Desta forma, consegue-se otimizar o patrulhamento em pontos que foram identificados como prioritários e diminuir o intervalo das rondas.

Guarda Civil – Referência para diversas cidades e estados, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande iniciou as atividades em 1969, na época chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas. Em 1989, foi criada a Sub-secretaria de Segurança Municipal e, em 1995, o pelotão Ropam (Ronda Ostensiva de Proteção e Auxílio Municipal).

Com reestruturação realizada em 2001, a instituição recebeu o nome de Guarda Civil Municipal, contando com 294 integrantes formados em ambiente universitário através de convênio com a Prefeitura e a Universidade Monte Serrat (Unimonte). Em 2003, mais 100 GCMs foram formados. Nova contratação foi realizada em 2012.

Atualmente, a GCM está subordinada à Secretaria de Segurança Pública e conta com efetivo de 299 guardas e frota de 23 veículos quatro rodas, duas Bases Comunitárias, duas bases fixas, dois quadriciclos, 10 motocicletas, um ônibus, um barco de alumínio, dois botes infláveis, 15 bicicletas, além do apoio do Canil com um efetivo de 12 cães.

Os guardas passam por cursos e capacitações constantes com instrutores credenciados em diversas áreas, inclusive habilitação para porte de arma de fogo.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário