quarta-feira, 11 de junho de 2014

Bairros de Praia Grande recebem investimentos de R$ 43,9 milhões

Começaram neste mês as obras para ampliação da coleta de esgotos dos bairros Vila Sônia, Jardim Aprazível, Quietude I e Jardim Aeroclube.
Bairros de Praia Grande recebem investimentos de R$ 43,9 milhões
Neste mês de junho, quando se celebra mundialmente o Dia do Meio Ambiente (5/6), os moradores dos bairros Vila Sônia, Jardim Aprazível, Jardim Aeroclube e Quietude I, em Praia Grande, puderam notar o início das obras que contribuirão diretamente para a recuperação ambiental.

Os trabalhos complementarão o sistema de coleta dos esgotos dos bairros, beneficiando aproximadamente 16 mil pessoas com a implantação de 1,19 quilômetro de tubulação pressurizada (linhas de recalque), 42,4 quilômetros de redes coletoras e uma nova estação de bombeamento (elevatória).

Para minimizar eventuais transtornos gerados durante as intervenções em vias públicas, os serviços serão executados por trechos, interditando apenas parte das vias, que permanecerão devidamente sinalizadas para a segurança do trânsito local. As equipes estão mobilizadas primeiramente no bairro Vila Sônia e seguirão no sentido dos bairros Jardim Aprazível, Jardim Aeroclube e Quietude I.

A previsão é que o novo sistema seja integrado aos equipamentos existentes no município até no 1º semestre de 2017, beneficiando cerca de cinco mil residências com a devida ligação de esgoto. “Esta obra faz parte de um programa de investimentos que leva saúde e melhor qualidade de vida à população, beneficiando diretamente os moradores e o meio ambiente em que vivem, com a destinação correta dos esgotos para tratamento”, afirma o gerente da Sabesp em Praia Grande, engenheiro Eduardo da Silva Santos.

Para realizar a ligação do domicílio à rede de esgoto, os proprietários precisam fazer adaptações internas das residências para separar a água de chuva (que deve ser direcionada para a galeria de águas pluviais) dos esgotos, pois a rede coletora da Sabesp não é dimensionada para receber água de chuva. A execução da primeira ligação não tem custo ao cliente.

A Sabesp orienta sobre as especificações técnicas recomendadas para as instalações internas dos imóveis na Central de Atendimento Telefônico Gratuito 0800 055 0195 ou na Agência de Atendimento ao Cliente da Sabesp em Praia Grande, que fica na Rua João Sampaio, 126, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.

Universalização

Desde 2007, o programa Onda Limpa – maior empreendimento de recuperação ambiental do litoral brasileiro – vem aumentando a coleta dos esgotos das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista. Já estão em andamento obras que complementam os sistemas de esgotamento sanitário da região e, até o final desta década, a Sabesp busca universalizar a cobertura do serviço de coleta nas nove cidades da Baixada Santista, mantendo o tratamento em 100% dos esgotos coletados.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário