quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Doação de Medula Óssea é tema de palestra em Praia Grande

Evento ocorre nesta quinta-feira (15).

O transplante de medula óssea é a única chance de vida para portadores de leucemia e outras doenças do sangue. O assunto será tema de palestra em Praia Grande, nesta quinta-feira (15), a partir das 9 horas, no Auditório Jornalista Roberto Marinho (Rua José Borges Neto, n° 50, Bairro Mirim). A entrada é gratuita. A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e o Projeto Joaninha Medula são organizadores do evento.

A palestra busca esclarecer e desmistificar a doação de medula óssea. As informações transmitidas no encontro terão papel fundamental na orientação dos participantes sobre os procedimentos para o cadastro de doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) e a importância deste cadastro para salvar vidas.

A compatibilidade entre o doador e o receptor é o único problema desse procedimento médico, com uma chance de sucesso de um para cem mil casos. Qualquer pessoa com boa saúde pode ser doador. Basta ter idade entre 18 e 55 anos incompletos.

Só não pode ser doador quem já teve hepatite após os 10 anos de idade, quem já fez quimio ou radioterapia e quem é dependente de insulina. Quem já fez o cadastramento anteriormente também não deve se cadastrar novamente.

Cadastro – Recentemente Praia Grande realizou cadastramento de candidatos a doadores de medula óssea, no Centro de Especialidades Médicas e Assistência Social (Cemas). Um total de 295 pessoas movimentou a unidade, que abrigou pela primeira vez a ação em Praia Grande. As amostras de sangue e os dados dos candidatos foram cadastrados no Redome.

Projeto de Joaninha - O projeto tem dois anos de existência. O trabalho, 100% voluntário, consiste em acompanhar e auxiliar tantos os pacientes que precisam de um transplante como a família dos mesmos. O grupo busca doadores solidários e ainda desmistificar o processo de doação para contar com mais adesões.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário