sábado, 24 de agosto de 2013

Mudança nos celulares passa a valer a partir deste domingo

A mudança, que atende a uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visa ampliar os recursos de numeração dos telefones, para atender a demanda de novos usuários.

A partir deste domingo (25), as ligações para celulares com DDD 13 ganharão mais um dígito. Assim como aconteceu com o DDD 11, em julho de 2012, os números serão acrescentados com o dígito 9. A mudança, que atende a uma resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), visa ampliar os recursos de numeração dos telefones, para atender a demanda de novos usuários.

Além do DDD 13, terão de usar o dígito 9 os clientes de operadoras de telefonia móvel das áreas de registro 12, 14, 15, 16, 17, 18 e 19 – todas no Estado de São Paulo. A partir de 27 de outubro, a mudança ocorrerá também para os celulares das áreas 21, 22 e 24 (Estado do Rio de Janeiro) e 27 e 28 (Espírito Santo).

O nono dígito deverá ser acrescentado por todos os usuários de telefone fixo e móvel que ligarem para celulares de São Paulo, independentemente do local de origem da chamada. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a medida tem como objetivo aumentar os recursos de numeração na telefonia celular do estado.

Haverá um período de adaptação, no qual as ligações discadas com oito dígitos ainda serão completadas, mas gradualmente haverá interceptações das chamadas e os usuários receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas marcadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Em outubro, será a vez das cidades do Rio de Janeiro (DDDs 21, 22 e 24) e do Espírito Santo (DDDs 27 e 28) ganharem mais um dígito nos números de celulares. Até o fim de 2016, todos os telefones móveis do país terão mais um número.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário