Pesquisar

Publicações

terça-feira, 25 de junho de 2013

2ª Oficina do Plano Diretor atrai mais de 150 pessoas

Terceiro encontro acontece dia 5 de agosto no Bairro Caiçara.

O Plano Diretor é uma lei municipal que organiza o crescimento e o funcionamento de uma cidade e para formular esta legislação para os anos de 2016 a 2025 a Prefeitura de Praia Grande está realizando 21 oficinas em diversos bairros do Município. O 2º encontro aconteceu na noite de segunda-feira (24) na Escola Municipal Drª Ana Maria Babete Fernandes, no Bairro Real. O evento, que contou com a presença do prefeito Alberto Mourão, reuniu cerca de 160 participantes que discutiram assuntos como segurança pública, saúde, educação, entre outros. A próxima oficina do Plano Diretor de Praia Grande está marcada para o dia 5 de agosto na escola Mário Possani, no Bairro Caiçara. Os encontros são abertos para toda a sociedade.

Durante a segunda oficina a comunidade levantou 72 propostas. Este material será transcrito pela Secretaria Municipal de Planejamento e a partir de sexta-feira (28) estará disponível para consulta no site praiagrande.sp.gov.br/planodiretor. Dentre as propostas elaboradas na área de saúde, por exemplo, está a implantação de um prontuário médico eletrônico para o controle de consultas e medicamentos do paciente. Na área de educação, uma das propostas foi intensificar programas que aproximem os pais e responsáveis da escola e, na área de mobilidade urbana, a comunidade pediu incentivos para que empresas da Cidade possam oferecer espaços para que funcionários e clientes possam guardar bicicletas com segurança.

A elaboração do Plano Diretor ocorrerá em três etapas, começando pelas 21 oficinas em bairros do Município. Na segunda fase serão elaborados estudos técnicos e, por fim, a realização de audiência pública. Ao término de cada oficina é elaborado um documento com as cinco propostas mais votadas pelo grupo de discussão. Este documento dará subsídios para os estudos técnicos do Plano Diretor.

O prefeito Alberto Mourão afirmou durante a abertura do evento que o debate e troca de ideias com a população é muito importante para o crescimento ordenado do Município. “Espero que ao fim dessas 21 reuniões saiam propostas visando o desenvolvimento de Praia Grande”. Para Mourão, planejamento é a palavra de ordem para realizar melhorias para Praia Grande. "As cidades precisam de um plano muito bem elaborado, discutido com a sociedade. Uma comunidade tem que saber qual é sua vocação. Precisamos olhar o mundo como um todo porque ele influencia na nossa rotina. É necessário definir a estratégia que queremos para cada vez mais crescer e progredir economicamente".

E na oportunidade Mourão falou também sobre a necessidade de uma reforma tributária no País. “Atualmente os Municípios ficam apenas com 16% da arrecadação total, o Estado com 28% e a União com 56%. Esse é o momento para se fazer um novo pacto federativo, beneficiando mais as cidades, que arcam com a maior parte das despesas com serviços essenciais”, afirmou.

Presente na oficina, a aposentada Rosa Cavaque Zohie, de 80 anos, participou do módulo de mobilidade urbana. "Escolhi este tema porque já sou idosa e tenho algumas necessidades específicas”. Segundo ela, que tem casa em Praia Grande há 30 anos e mora na Cidade há sete anos, a Administração Municipal está de parabéns. “Realizar reuniões para ouvir as necessidades dos moradores é maravilhoso. Esta é a minha forma de manifestação, por meio de discussão e propostas".

Cronograma – As oficinas para a elaboração do Plano Diretor dos anos de 2016 a 2025 seguem até o próximo ano. Todos os encontros são abertos para a comunidade. Confira o cronograma das próximas oficinas:

05/08 - E.M. Mário Possani - Caiçara
19/08 - E.M. Vila Mirim - Maracanã e Mirim
02/09 - E.M. Lions Club Ocian - Ocian
16/09 - E.M. José Padim Mouta - Tupi
07/10 - E.M. Isabel Figueroa Bréfere- Aviação
21/10 - E.M. Roberto Mário Santini - Guilhermina
04/11 - E.M. Carlos Roberto Dias - Boqueirão
18/11 - E.M. Estina Campi Baptista - Canto do Forte
03/02/2014 - E.M. Ronaldo Sergio A.L Ramos - Sítio do Campo
10/03/2014 - E.M. Elza O. de Carvalho - Glória e Antártica
07/04/2014 - E.M. Antonio Peres Ferreira - Vila Sônia
05/05/2014 - E.M. Sebastião T. de Oliveira - Tupiry e Quietude
16/06/2014 - E.M. Roberto Shoji - Caieiras
04/08/2014 - E.M. Paulo Shigueo Yamauti - Anhanguera e Sta Marina
18/08/2014 - E.M. Governador Mário Covas - Nova Mirim
08/09/2014 - E.M. Domingos S. de Oliveira - Ribeirópolis
22/09/2014 - E.M. Profª Mª Clotilde L. Comitre - Esmeralda
11/10/2014 - E.M. Wilson Guedes - Samambaia
03/11/2014 - E.M. Joaquim A. F Mourão - Melvi

Planos Setoriais - Além da elaboração do Plano Diretor, as oficinas contemplam os planos setoriais. Confira os temas propostos para a discussão e as respectivas pastas:

Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Secretaria de Assuntos da Segurança Pública – Seasp);
Revisão do Plano de Macro e Micro Drenagem (Secretaria de Obras Públicas – Seop);
Plano de Saneamento Básico (Secretaria de Planejamento – Seplan);
Plano de Mobilidade Urbana (Secretaria de Transporte – Setransp);
Revisão do Plano de Segurança (Secretaria de Assuntos da Segurança Pública – Seasp);
Plano de Desenvolvimento Econômico (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Trabalho – Sedettra);
Plano de Meio Ambiente/ Arborização (Secretaria de Meio Ambiente – Sema);
Revisão do Plano de Educação (Secretaria de Educação – Seduc);
Revisão do Plano de Saúde (Secretaria de Saúde Pública – Sesap);
Plano de Assistência Social (Secretaria de Promoção Social – Sepros);
Plano de Habitação e Urbanismo (Secretaria de Habitação – Sehab);
Plano de Turismo, Esporte e Lazer (Secretaria de Esporte e Lazer – Seel).

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário