quinta-feira, 3 de abril de 2014

Usafa Esmeralda conta com três equipes do Saúde da Família

A unidade de Saúde da Família (Usafa) do Bairro Esmeralda conta com três equipes de profissionais responsáveis pelos atendimentos que beneficiam cerca de 15 mil pessoas.
Usafa Esmeralda conta com três equipes do Saúde da Família
A entrega do equipamento ocorreu em janeiro deste ano e estava entre as metas estipuladas no Programa Avança PG. A iniciativa é um conjunto de ações planejadas para o triênio 2014-2016, distribuídas por dez grandes eixos de atuação, de acordo com os setores do Município.

Praia Grande ganhará mais seis Usafas nos próximos anos. As novas unidades são os principais destaques do investimento intenso da Cidade na área da saúde na Atenção Básica, porta de entrada do sistema. O setor é responsável pelos atendimentos primários que evitam procedimentos mais complexos através de acompanhamento médico com consultas.

Mourão já assinou algumas ordens de serviços direcionando os esforços municipais para a instalação dos equipamentos em vários bairros. Todos os trabalhos estão sendo coordenados pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Ainda não existe data prevista para o início das obras.

A Cidade busca reverter uma rotina que se estabeleceu ao longo dos últimos anos: o aumento dos atendimentos de emergência e a redução das consultas na atenção básica. Em 2012, um total de 24,5% dos serviços prestados foram na atenção básica, contra 63% de urgência e emergência e 11% de especialidades. Algumas medidas já estão surtindo efeito e a Sesap tem constado um ligeiro crescimento de procedimentos primários.

A Sesap realizou a redistribuição da área de sua atuação. Com esse procedimento, a Usafa Esmeralda beneficia também os bairros vizinhos com a redução da demanda de atendimento nas unidades do Samambaia, Ribeirópolis e Melvi. Desta forma, evita que moradores do Esmeralda tenham de percorrer longo trecho para o agendamento de consultas em busca da prestação de serviço médico ambulatorial.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário